Thursday, June 19, 2008

Portugal - Alemanha

Aos 60 minutos já estou a escrever o resumo do jogo e que dizer : nada de mais. Alguém tinha que perder e embora ainda falte muito jogo, agora ... já não acredito - 3 a 1 é muita fruta para tão pouco tempo.

Há que dizer que Portugal não envergonhou, muito pelo contrário, foi a equipa que mais lutou e procurou marcar. Jogou um belíssimo futebol, lindo de ver mesmo, e o Deco está a subir de forma que nem o preço da gasolina.

Mas o que falhou então ? Precisamente aquilo que Sco disse - precisão na marcação. Schweinsteiger é um poço de força e velocidade e Paulo Ferreira falhou na primeira parte, e os erros a este nível de competição pagam-se caro.

Muito azar também, cada tiro cada melro, a mescla de países que constituem os jogadores da selecção alemã foram à grande-área 2 ou 3 vezes e ... marcaram. Mas também é preciso não esquecer que é esse o ponto forte deles : posicionamento táctico e estratégico frio e preciso.

Não creio que tenham sido os supostos "casos" a ditar o afastamento, foi mais a falta de concentração. Ronaldo também tinha fases, quando lhe apetecia batalhar era um descalabro para os alemães ... mas apeteceu-lhe pouco. Ricardo esteve, em minha modesta opinião, mal no terceiro golo - devia ter ficado no seu lugar - embora seja Paulo Ferreira quem tem culpas "mais directas".

Mas não crucifiquemos o homem, a tarefa era muito difícil e é de respeitar a quem coube tal desafio. Schweinsteiger, Ballack e mais quem viesse ... ainda muito fez ele. Futebol é um jogo de equipa e não de individualidades.

De resto reafirmo que gostei de ver este jogo (já o previa num post anterior) e Portugal cumpriu e jogou melhor - não ganhou mas isso é futebol.

Deco - o retorno do prodígio
Ronaldo - fazer-se demasiado à falta custou-lhe algumas que o eram de facto mas não foram marcadas. De resto esperava mais dele, Deco ofuscou o intitulado "melhor do mundo".
Simão - gostei de o ver jogar e apesar de não gostar do "indivíduo", o "jogador" esteve bem.
Ricardo - Correndo o risco de me acharem demasiado crítico (hehehe) mantenho o que disse, este senhor já tem idade (e tempo) para aprender a sair dos postes (de resto a única grande falha que lhe encontro)
Nuno Gomes - Mais uma vez gostei de o ver jogar (o que é raro em mim)

Fora estes apartes há que referi-lo porque merecem : Portugal esteve bem !!!

E isto era a única coisa que eu, pessoalmente para fazer a tão bela e adorada redundância, queria e pedia da selecção.

2 comments:

Catarina Vieira said...

Não vi o jogo por motivos profissionais. Ma sinto-me defraudado e triste. E depois das carambolas que se passaram com empresários, Chelsea,Scolari acho que têm o que merecem. E para mim acho q teve influência... Não era um grupo mas um bando de pavões...

Buzanga said...

verdade essa dos pavões - não tinha lembrado disso. e sim, a vida tem essa fantástica e maravilhosa maneira de colocar as pessoas de volta ao sítio onde vieram para aprender humildade.

Mas mesmo assim continuo a dizer que foi uma prestação positiva. E logo eu que sou exigente para caramba :-)))