Saturday, June 07, 2008

Frente Corrupta do Porto (ou FCP)

A pedido de um amigo cá vão algumas linhas sobre este tema.

Comecemos pelo princípio : corrupto ou não corrupto ? Num país em que tudo o que se quer feito bem tem que levar com uma "untadela de mãos" poucas dúvidas tenho que o sucesso do FCP tem favores por trás. Se de dinheiro, de estadias ou de dormidas com a Carolina à conta, isso já não sei, mas que tem é quase certo.

Mas levarei eu a mal pelo FCP fazê-lo ? Sim ... e não. Sim, porque sou contra corrupção; Não porque é um estilo de vida dos habitantes deste cantinho. Hipcrosia para cima de mim não - todos sabemos que se queremos ter uma licença aprovada mais rápidamente ou ser melhor atendidos pelo médico xpto, uma "prendinha" em forma de lembrança ajuda sempre. Vou "crucificar" o FCP por fazer o mesmo que 9.5 milhões também fazem ? Nahh, sempre defendi que se é crime para uns também é para outros, se não é ... que não seja para todos !!!

Agora isso ser provado em tribunal para além de sombra de dúvida já é outra coisa. Sinceramente acredito que se o FCP (e porque é o FCP) recorresse iria ganhar. Nem que fosse com mais uns "favores" aos juízes - lá está, it's the portuguese way.

A jogada do FCP parecia boa ao princípio : vendo que seria difícil sair ileso deste episódio no que respeita a honra e credibilidade tentou fazer a táctica da psicologia invertida em loop e drop-knee; dizer que não iria recorrer. Deste modo iria perder 6 pontos num campeonato já ganho (ou seja, chove no molhado - que não chateia) e ao mesmo tempo deixava tudo sem certezas na medida em que parecia quase um favor ao mundo do futebol para não continuar com estes processos tristes - uma espécie de luva branca com fragrâncias aromáticas da China.

De resto acredito que o amiguinho do FCP, "el mister Madaíl" também teria esta sensação : tudo iria ser resolvido no tachito nacional sem stress e confusão num caso que provávelmente teria apenas uma vítima : um Boavista que se terá esquecido de "pagar o dízimo" e caíu de graça (a tradução nunca fica tão bem como o original "fallen from grace").

E assim ficaria tudo lindo : FCP com pontos retirados esta época e sem qualquer consequência; FPF e afins com uma renovação do "alvará de paladino da luta contra a corrupção" e Boavista a levar nas trombas que é para a próxima aprender a manter as camas de algumas individualidades quentinhas (if you know what i mean).

Mas eis que surgem estes "cabrões da Europa" que têm a mania de implicar com os esquemas tão bem montados pelos tugas regentes. De resto é esta sacanice desde o tempo dos reis - bem tentávamos nós enganar o plebeu ordinário e lá surgia uma porra de um europeu a lixar isto tudo. Bolas que é preciso paciência : então os homens esforçam-se para maquinar estes tachinhos entre a garrafa de tinto e o whiskey (ou uísque) e o sacana do francês vem lixar isto ?!? Num pode.

E aqui foi onde erraram as FPF's e os FCP's : esqueceram de untar algumas mãozitas. Ah sim, porque em terras francesas também faz frio e uma companhia sempre aquece mais.

Agora andam com a conversa da Itália e tal e tal. Isto só mostra duas coisas : a primeira que estavam a contar que esta corrupção fosse esquecida tal como foram as italianas; a segunda que ainda são muito novinhos nesta coisa - então queriam saber tanto como os mestres ?!? Ainda nem os tugas usavam fraldas já Roma corrompia à força toda amigos. E podem acreditar que eles não esqueceram de untar as mão certas ....

E no final do dia há que encarar ainda outra realidade : Portugal não faz parte do "primeiro escalão". No primeiro escalão (a todos os níveis) só andam os importantes (como Alemanha. França, Itália, Inglaterra e Espanha), o resto ... é paisagem (ou pensam que esta expressão só se aplica a Lisboa ?).

Resumindo e baralhando : a coisa complicou um pouco mas ainda estamos a tempo. Portugal tem relações previlegiadas com o Brasil, que tem muita praia e mulher bonita. Ainda há tempo para haver aí umas viagens bónus para as pessoas certas e garantir que o recurso é ganho (ou pelo menos anulada a eliminação da LC). Agora enganem-se ....


2 comments:

Catarina Vieira said...

'Ainda nem os tugas usavam fraldas já Roma corrompia à força toda amigo'.

Fantastica expressao. Em vez de fraldas punha peles(eram os lusitanos barbaros :).
Muito bem escrito Buz. nada a apontar...

Unknown said...

Concordo com quase tudo...

...eu ainda estou com a 'fesada' que o recurso não vai dar em nada ^_^