Friday, January 05, 2007

Apocalypto

Ontem fui curtir um cineminha. O escolhido foi o estreante Apocalipto do Mel Gibson.

Ia escrever mau, mas isso seria colocar uma etiqueta. Vou substituir por "não gostei"; assim já fica apenas a minha opinião. Espero que percebam a diferença.

Não entrando nos detalhes para não estragar o filme, a minha tradução daquele filme é : violência em excesso, enredo fraco centrado quase exclusivamente na violência; exagero no tempo de algumas cenas para mostrar a ... violência.

Alguns disparates demasiado fortes para eu perdoar num filme (estilo o filme da "Verdade da Mentira" em que o schwarznegro dispara um missil e prende o terrorista pelo casaco e aí vai ele a voar junto com o míssil) que não seja o Harry Potter ou um outro qualquer de ficção científica.

Alguma inocência demasiado pronunciada apenas para fazer o filme resultar (eram tempos difíceis amigos e as tribos TODAS eram por imposição não-tão-amistosas como se quer fazer aquela).

Começou bem, no entanto. Eu até comecei a ver as primeiras cenas e achei "Aqui vem um filme diferente e engraçado". Mas rápidamente descambou para violência, violência e ... mais violência. O problema não é a violência "exagerada" num filme, mas um fime cujo ponto forte é somente a violência ... err ... não é para mim.

All in all eu vou a um cinema para me divertir, aprender, sentir algo difrerente ou mesmo aprender. Para ver aquilo ... basta ligar no Telejornal e tá feito. Ou ir ao Intendente ou a um bairro lisboeta mais agrestes. Com um pouco de azar vejo até pior que aquilo.

Básicamente não percebi o que o Mel quer demonstrar. Que os tempos eram maus ? Mas .. é como disse : ainda são. Hoje em dia faz-se o mesmo ou pior...

Num gostei. Esperemos que os outros da lista sejam melhores : Babel, Deja Vu e Ilusionista.


EDIT (Link para review interessante aqui - atenção: alguns spoilers)

5 comments:

Anonymous said...

Buz,
não vi o filme mas peso que deve ser como tudizes se for do estilo da Paixão de Cristo que ele também realizou. Mas aí a história que todos sabemos é tudo menos fraca.

Se não tivesse a hist´ria resultava naquilo que dizes : violência pura.


Bruna

Anonymous said...

Ja agora : SCHWARZnegro????

Espero que seja gralha ....:)
Bruna

Buzanga said...

lol, por acaso é, sempre me engano no nome do gajo. Mas o resultado foi um engraçado trocadilho. ele há coisas ... :-))

E sim, partilho a tua opinião, o Paixão de Cristo que até gostei bastante sem a História era mesmo isso.

Mas não deixes de ver o filme pelo que disse, é só a minha opnião e até pode ser que tenhas uma diferente e gostes. ei, um amigo meu gostou; achou diferente.

Eu não digo que é a violência, porque existem filmes muito mais violentos e eu gosto. Mas para o estilo que pretende ser (mais sério) torna-se exagerado e despropositado.

Editei e coloquei um link de uma review que explica isto melhor. Boa review, diria eu, mas atençaõ que tem alguns spoilers ...

Anonymous said...

E Schwarz é igual a negro. Portanto negro duas vezes...bfbfsndm

Buzanga said...

Humm, o "trocadilho" que eu vi era mesmo esse. Havia outro ?

E o que quer dizer "bfbfsndm " ?