Sunday, May 18, 2008


Sporting 2 - 0 Porto

Terminou mais uma final da taça e é altura para esmiúçar as coisas enquanto a memória está fresca :-). Antes de mais a justiça onde ela é merecida, a imparcialidade e a honestidade são os atributos que espero demonstar neste ensaio. Não sou faccioso (como alguns bloguistas e não-bloguistas que conheço), mas vivo intensamente todas as coisas na minha vida - futebol não é excepção.

Raúl Meireles é uma personagem que não me agrada, acho as suas entradas demasiado agressivas e que saem muitas vezes impunes. Dito isto é com pouca dúvida que o considero o homem do jogo, pelo que correu e se esforçou - lutou até não poder mais e se o deixassem lá só saía de maca mas sempre sempre no mesmo ritmo com gritos de dor - 100%. A justa homenagem.

O Sporting deixou-me orgulhoso, não só porque ganhou justamente mas porque sempre discutiu o jogo pelo jogo e deu ao litro - que infelizmente não aconteceu 90% do campeonato. Uma primeira parte muito boa anulando um FCP longe do que demonstrou ao longo da época (onde foi sem dúvida a melhor equipa).

Ainda há muito para fazer ali porque se viu muita hesitação na defesa, um meio campo mais ou menos atinado (culpa do um outro grande candidato a homem do jogo - Miguel Veloso) e uma transição para o ataque muito fraca - fora o corre-corre pelo flanco e o "centro cego", o Sporting não ataca a não ser em situações de recuperação de bola, onde o adversário não está a defender. 90% das equipas do campeonato tuga apenas defende - urge (ou ruge) encontrar soluções para ultrapassar.

O FCP baralhou-me, não quereriam ganhar ? O Sporting tem um flanco onde é fraquíssimo, onde "mora" um jogador medianamente bom mas como disse um amigo e bem - pensa que é um grande jogador. Não o é e falha essencialmente na corrida, onde não tem poder de arranque nem velocidade (no resto ele até é bom). Foi portanto com alguma estranheza que vi aquele lado ignorado pela equipa adversária; Quaresma e/ou Tarik têm velocidade para rasgar aquela defesa toda em poucos segundos ... estranhei !! Tarik então nem jogou ...

Quaresma que de resto esteve ausente; eu acho que ele anda revoltado - e se não anda parece. Esteve mal no lance com Moutinho (foi sacana e aproveitou o balanço para deixar o braço ir e atingir). Na imagem focam-no a bater no emblema, não faço idéia do que lhe poderão ter dito mas acredito que o gesto signifique "a minha equipa agora é o FCP" e se fôr isto fica-lhe bem ... porque é verdade. Se fôr uma daquelas à "João Pinto vai ser sempre do Benfica" em versão "amo o FCP e sou portista desde pequenino" já não fica tão bem.

De resto, nos casos há muito a dizer embora eles sejam poucos - o primeiro golo é, em minha opinião, mal anulado. A expulsão é acertada e de resto naquela altura perfeitamente ajustada - o FCP estava numa onda de dar porrada que parecia não ter fim, e mais uma vez saía impune. O indío na grande-área já havia dado uma cotovelada em Djalo e voltou a repetir a gracinha mais algumas vezes (onde levou o Derlei também). Finalmente a falta que tanto vai dar que falar - é falta e disso não tenho dúvidas, já se é fora ou dentro de área tenho. Muito honestamente não sei o que decidiria, aquilo parece-me iniciar fora e acabar dentro.

No final do dia o balanço do jogo é positivo - ganhámos limpinho da silva e fomos a melhor equipa do jogo. A época acabou por não ser tão má como isso : um acesso directo à LC, 5 milhões no bolso e uma Taça de Portugal (a do Benfica por exemplo foi tão miserável que o Flores disse não). Mas isso para mim não isso não salva a época - jogámos mal demais, com apenas um esquema táctico fixo, um plantel desiquilibrado pouco lutador.

Nota final para Rui Patrício que me desilude; até agora achava os ataques ao "puto" injustos mas devo admitir que esteve muito inseguro nos últimos jogos e hoje, como contra o Boavista, estava a ver que comprometia aquilo tudo. Mas mesmo assim há que dizer em abono da verdade que fez uma defesa que em minha opinião salvou o jogo.

Esperemos os comentários dos estimados colegas, amigos e todos que aqui queiram deixar o seu contributo :-))))

Buz


3 comments:

Yollo said...

Concordo em quase tudo. Sim para mim o Meireles foi o melhor em campo, mas o Nuno tb esteve muy bien. No Sporting foi o colectivo que imperou e á parte algumas excepções a equipa esteve bem. O quaresma é e sempre será do Sporting e por isso sempre o aplaudi excepto qd marca golos ao SCP. E ele nunca joga muito bem contra o nosso clube (ainda bem).
O jesualdo mostrou o mau perder outra vez.

Buzanga said...

Ora aí está, o Nuno também sim senhor. Raios que eu estava a ver que nos tinha calhado na rifa mais um daqueles jogos em que o guarda-redes da equipa adversária defende tudo ....

Anonymous said...

E..depois do final da liga dos campeões, com a equipa do Chelsea a esperar pelo recebimento da taça por parte da equipa do manchester fez-me lembrar o mau perder da equipa do Porto, em que a maior parte dos seus jogadores nem esperaram pela entrega da taça para sairem do relvado!!!Cris