Wednesday, May 21, 2008

PES 2008 - PS2

Sinceramente não percebo o alarido à volta deste jogo. Tem coisas de facto muito boas mas tem outras muito muito más. No geral fica equilibrado e pende para a positiva ou negativa dependendo do carácter da pessoa. Pode, e se calhar até é, ser o melhorzito nos simuladores de futebol existentes - mas fica longe de ser o espectáculo que advocam, mas é só a minha opinião, pes'tá'claro :P.

Como pontos positivos este joguito tem uma presença muito boa, e por presença quero dizer o feeling da bola em jogo. O grafismo está giro embora já tenha visto as caras dos jogadores mais realistas. A bola não "cola" completamente no pé mas também não está sempre solta - é um misto bem conseguido que transmite uma experiêcia muito boa mesmo.

Infelizmente este jogo tem alguns pontos negativos que o impedem de ser o meu jogo de eleição, se fossem corrigidos aí sim eu seria um defensor ávido deste lançamento. E estes irritam-me para caramba, ora cá vão alguns exemplos e vamos ver se consigo explicar correctamente :

O passe é estranho, funciona grande parte das vezes mas de quando em vez o computador inexplicávelmente passa mal. Por exemplo, por vezes estou a carregar claramente para cima + passe com um jogador mesmo ali pertinho e no sítio e aquilo tenta o passe para outro lado, por vezes sem jogador lá ... Outras vezes o passe sai sem força alguma e vai para mesmo no adversário - mais uma vez é aplicada a mesma força e usado o mesmo jogador mas o resultado é ... estranhamente diferente. O AI é batoteiro para caramba, quando ele decide que a equipa adversária "deve" vencer o jogo eles ganham todos os ressaltos e é quase impossível tirar a a bola (de resto esta é uma crítica bastante vista na net). De facto nossa equipa parece uma porcaria a defender pois os jogadores deles estão sempre sem marcação mas quando a situação se inverte aquilo é marcação cerrada (e sim, já experimentei mudar esses settings).

No controle do jogador outra confusão - não percebo o critério para o AI mudar o focus. Uma das que mais vezes me acontece é começar a correr com um jogador rápido durante algum tempo para roubar a bola e quando este está quase a chegar ao adversário, mesmo ali em cima ... pimba ... o AI muda o focus para outro gajo qualquer no meio campo e aquele vai a correr sei lá para onde. Mas porquê ? Outra no focus que me aconteceu agora e já vi na net que é comum - eu passei a bola para um jogador, o focus ficou nele mas ao invés de seguir o meu comando continuou a correr sei lá para onde e o adversário, claro, ganhou a bola. Agora parece que muitas ads vezes se tem que carregar no Super-Cancel para ... ganhar controle do jogador como se quer.

Errr ..... super-cancel ?!?!? Mas onde é que já se ouviu falar de tal coisa em qualquer outro jogo no mundo (diria mesmo no universo). Como diz um gajo na net, este super-cancel é a única maneira de corrigir um erro de programação claríssimo em que os developers não sabem outra maneira de o fazer. E já agora, se o cursor está no boneco isso não devia significar que estamos a controlar o boneco ?!? É que se não estamos, então o que controlamos naquele preciso momento, o ar, as pastilhas elásticas, o pega-monstros ?

Já para não falar nos jogadores com estatísticas de speed a 60 que devem ter dado na droga porque correm muito mais rápido que os nossos estratégicamente escolhidos com 80 ou mais. E os super-guarda-redes então ? Ui lindo, aparecem naqueles jogos em que o computador já decidiu que a equipa adversária vai ganhar - defendem absolutamente tudo.

Resumindo, este título podia ser um prazer de jogar se os developers corrigissem estes erros do AI e esta batota. E aqui está o pormenor que referi acima do "carácter" do jogador. Eu simplesmente detesto batota do AI. Já não gostava no CM e acho que nunca gostarei em sítio nenhum - desprezo batota. E passar grande parte do tempo sem saber se o computador vai escolher aquele passe para chutar sei lá para onde ... não faz a minha idéia de diversão.

Ahhh, e os remates também são estranhos à brava - o conceito parece confundir força com altura e a maneira como se aplicam os efeitos no remate parece-me esta definida ao contrário. Embora aqui não consiga dizer porquê já que me fartei de fazer sempre o mesmo tipo de remates em treinos e de shoot e livre e nepas ... não percebo a lógica.

Poucas equipas, poucos estádios, e poucas oficialidades.
PES 2008 ? Nahhh, não para mim. Mas pelo que conheço do FIFA também não será muito melhor. O Gamespot dá 7.5 e 8.0 ao PES 2008 e ao FIFA xpto, salvo erro e respectivamente.

Belo, velhinho e adorável Sensible Soccer no spectrum.


5 comments:

Catarina Vieira said...

Lol a mim parece-me mau perder.....:)
Os passes e remates ate aceito pois um jogador poder quere passar bem e falha alguma vezes. O erro do select do jogadorja existia antes

Buzanga said...

ora bem, num é mau perder porque ... errr ... estou a borrifar-me se perder :-))) Há tantos jogos para jogar :P

O erro do select a bem dizer eu não sabia porque só dei uma tentativa mais aprofundada agora (lá está, há muitos mais jogos) mas se já existia ainda pior - deviam ter corrigido.

Os passes até pensei no que dizes ao princípio, mas quando tu tens um jogador mesmo à esquerda (pertinho pertinho), carregas no comando para a esquerda e o jogador passa na direcção contrária para ninguém ... aí já não é má capacidade de passe mas sim ... incapacidade mental (ou má programação do AI como é dito nos foruns).

Enfim, cá para a vida do je tanto faz, hehehe, mas gostava de ter um joguito de bola que tivesse piada jogar e ainda não o encontrei - talvez experimente o Fifa neste fds ...

Tiago Puglia † said...

companheiro...

a AI do jogo simula as condições psicologicas dos jogadores...

nesses jogos em que voce reclama que a AI decidiu quem vai ganhar é bem provavel que teus jogadores estejam desanimados... e eu acho isso ponto positivo para o jogo...

em uma competição longa há partidas em que a boa equipe entra em campo desanimada e se comporta como um bando de bobos, seja por que motivo for (vide a final da copa de 98 onde o brasil foi uma piada em campo e perdeu para a frança, ou a semifinal da copa de 2002 onde a inglaterra decidiu "nao jogar" contra o brasil)

eh parte do aprendizado do jogo tornar-se capaz de lidar com essas limitações aleatorias e conseguir vencer (ou ate nao perder) em tais situações... essa eh uma diversao caprichosamente reservada aos que realmente gostam do jogo e se empenham pra vencer a dificuldade que o programador colocou lah a fim de dar umas boas risadas depois de vencer em uma situação mais dificil que o comum...

Tiago Puglia † said...

onde disse semifinal de 2002 leia-se quartas de final...

Tiago Puglia † said...

ah

e o "erro" do focus eh facilmente corrigivel selecionando a opção de seleção "manual" ao inves de atuomatica...

e digo "erro" com aspas pq a logica do focus é selecionar o jogador que tende a chegar a bola mais rápido (que nao é necessariamente o que está mais perto)...

leva-se em conta a direção em que o jogador a ser selecionado está se movendo e a capacidade que o jogo dá a ele de mudar de direção em velocidade... enfim, o jogo simula inércia e isso leva tempo pra entender...