Monday, November 12, 2007

Tristeza

Mas não é minha. Num campeonato de porrada e polémicas (e pouco ou quase nenhum espectáculo) e com uma selecção feita de sobras de outros países (perdoe quem não partilhe a opinião, mas é a minha) o futebol já não me cativa muito. Portanto nem triste fico.

Mas ver exibições (ou falta delas) como as que o Sporting tem feito não ajuda a alegrar. Tristeza é a das exibições mesmo, porque eles ganham tanto mas tanto ao final do mês que tristes não devem ficar.

Joguem bem ou joguem mal continuam a receber para caramba. E se porventura forem demitidos levam uma indemnização por causa da tosse e têm logo 2 ou 3 clubes à espera. Claro que a somar a estas "preocupações" todos eles recebem bonificações a nível de imposto porque o nosso governo considera uma "profissão de desgaste rápido" - seja lá o que isto queira dizer para pessoas que ganham em 1 ano aquilo que eu não vou ganhar na vida toda, e quando de lá saem são treinadores...

No meio disto tudo o adepto chateia-se, vá lá saber-se porquê, e vê um clube que neste momento tem vários jogadores de nível inferior (Abel, Ronny, e outros que tais) a jogar ao lado de 2 ou 3 que têm talento e se esforçam (Liedson, Moutinho, desculpa lá Veloso mas desta vez ficaste mal na fotografia) - um grupo de jogadores maioritáriamente rascas cujo único objectivo mais "alcançável" é uma pseudo-taça ranhosa inventada e sem mérito que até obriga os clubes (que não têm outra hipótese senão acatar nesta ditadura futebolística) a usar um número mínimo de jogadores ditos titulares.

Tristeza pelas exibições, tristeza pelo campeonato das polémicas sem brilho nem côr, tristeza por um exemplo bem claro de como este país tem pessoas de grande valor (Ronaldo, Figo, Ricardo Carvalho) mas que para serem alguém na vida têm que ir para fora porque este país é gerido por uma cambada que anda de Mercedes e tem grandes vivendas que, naturalmente, não tem interesse nenhum em que as coisas mudem; e cujos habitantes são na sua generalidade os primeiros a apontar "demasiada dureza" quando alguém critica este sistema.

O futebol em Portugal é um espelho da realidade : fala-se muito de polémicas, nada se faz, muda-se o treinador (PM ou Presidente) e fica tudo na mesma - os jogadores (membros dos partidos) ficam lá a mamar.

Senão reparem nas fantásticas coincidências - quem é despedido é o treinador e nunca o jogador - esse no máximo muda de poleiro. Mas o primeiro, embora com mais ou menos dificulade, também encontra novo poleiro. O dito jogador é rotulado como "desgaste rápido" e desconta menos que todos os outros tugas apesar de ganhar muito mais. Ao fim de alguns anos tem o bolso cheio, grandes vivendas e vai para treinador. Eta ciclozinho.

No "des-governo" deste país ninguém é despedido (Ok, é melhor aqui). Ao fim de alguns (poucos) anos a descontar ganham-se pensões vitalícias - às vezes para ele para os descendentes. Bolso cheio, grandes vivendas, passagem por pseudo-cargos na CGD e remata-se tudo com um qualquer cargo de embaixador das embalagens vazias dos pacotes pala-pala que é para continuar a filar uns almoços e umas viagens.

De que serviu este post ? De nada, mas a malta como nada pode fazer ... escreve. Quem sabe algum dia alguém lê estas larachas e de facto tenta juntar um grupo de pessoas dispostas a mudar o rumo das coisas. One can only hope, e a esperança ... é a última a morrer.


5 comments:

Unknown said...

Pois nem vale a pena falar no assunto :-P

Catarina Vieira said...

Concordo com muito mas também não e caso para dramatizar. Temos de ser realistas e verificar que o nosso clube tem muitas limitaçoes. Comecemos a preparar a proxima epoca para não nos acontecer o mesmo que nesta.
Devemos apostar na UEFA (taça) e nas outras taças..

Buzanga said...

Lol, andamos sempre a preparar a "próxima época" e quando lá chegamos, levamos ripadas e ... ah, temos que ver isto com optimismo - é para preparar a próxima época :-)))))

Buzanga said...

PS : Fui muito duro não fui, caro Walid ? :-))))

Catarina Vieira said...

Nao, buz. Apenas que ser do scp e sofrer... acho nque se quisesse ganhar nao era do sporting... nos fazemos sempre as coisas do modo mais dificil, por isso so sofremos....