Wednesday, November 07, 2007

Assim se perdem vidas ...

No CM de hoje vinha a notícia de dois namorados que perderam a vida na N125. As idades deixavam "algo no ar" : 19 anos (rapaz e condutor) e 17 a rapariga.

Se há coisa que eu não gosto, é de pessoas a perderem a vida nas estradas - nem à pessoa mais vil desejo tal destino. Naturalmente mais triste fico quando vejo estas "tomadas de posição" das forças vigentes em Portugal mascaradas como medidas de redução de sinistros mas na verdade, e todos sabemos, acima de tudo são medidas de aumento de lucros.

Lendo a notícia vejo uma declaração do pai :
“A namorada comprou o Opel Corsa GT, em segunda mão, do qual não tinha seguro, e, como o meu filho conduzia bem, davam umas voltas pelos arredores”

A minha carola curiosa começou logo a fazer contas :
- Rapariga de 17 anos compra um Corsa GT para oferecer ao namorado. Estranho !
- Viatura sem seguro. Acho bem, aquilo não serve para nada e o autocolante no vidro até chateia !
- E dizia o artigo que o rapaz não tinha carta de condução. Err ... pois ...

Ora por muito que nos custe dizer, de que estavam à espera ? Com tanta irresponsabilidade era uma questão de tempo até o rapaz perder a vida ou tirar a de outrém. Ou, com sorte, apenas lixava o carro a outra pessoa qualquer, que provávelmente trabalharia e pagaria o seu seguro, mas que ia ficar "a arder" porque este não o tinha. Calhou ser desta, e quem sabe até sem culpa do rapaz, mas era mesmo uma questão de tempo.

Já agora, onde raios vai uma rapariga de 17 anos buscar dinheiro para comprar um Corsa GT ao namorado ? Esta ainda me intriga.

As leis e sua aplicação em Portugal são verdadeiras anedotas. A verdade é que se lamenta a morte destes jovens, mas se este fosse apanhado dias antes provávelmente saía no próprio dia (depois de pagar uma bela multa que é a única coisa que interessa), bebia uns vodkas e voltava à estrada porque aqui, em Portugal, crimes pequenos têm mão leve (até que um dia escalam para mortes e assassínios e aí então são julgados) e o povo sabe.

Tão anedótica é a dita lei e sua aplicação que outro dia um juíz sentenciou um réu, salvo erro por homicídio ou algo semelhantemente grave, e no discurso disse algo como "não se admirem se o réu sair muito antes do tempo, e não culpem este tribunal por isso, é algo que não podemos controlar". Tem piada não tem ?

Ainda mais piada tem se dissermos que este moço, se tivesse escapado com vida, deveria ser julgado por abuso sexual de menores. À luz da lei portuguesa e segundo a caça às bruxas actual claro está, porque para mim nada existe de mal em ver um rapaz de 19 anos a namorar uma rapariga de 17. Mas enfim, é por causa da falta de atenção (ou preocupação, ou interessa, ...) para a adaptação das leis à realidade que se causam muitos embaraços, se prendem muitos inocentes e ... se soltam muitos (mas muitos) culpados.

E no final do dia todos nós pensamos "olha, ninguém está livre disto, podia acontecer a mim - esperemos que não aconteça". É assim a Lei em Portugal !!!

Os meus pêsames por estes e todos os que perderam a vida nas estradas..


No comments: