Thursday, July 19, 2007

Smoking is bad for you

Eu não sou muito de alinhar em "caças às bruxas". A dita opinião pública (leia-se imprensa e governos com estatísticas para cumprir), volta que não volta, encontra algo que eles interpretam como novo e mau para a sociedade e decidem "eliminar".

De novo pouco têm estes fenómenos e mutas vezes seriam mais fácilmente resolvidos com outras atitudes/acções diferentes da perseguição implacável.

Falo de várias coisas, desde as drogas onde se ataca primáriamente a raia miúda e se deixa os grandes tubarões a nadar em paz (como se não soubéssemos onde eles estão, moram e como operam - na bela hipocrisia desta sociedade decadente) ao invés de analisarmos porquê que a nossa juventude (e não só) usa tais porcarias.

Passando pela pedofilia em tudo o que é sítio. Não estou a falar de pedofília verdadeira - essa merece levar ripada onde quer que se encontre; estou a falar de miúdas de 16 e 17 anos que a sociedade considera maduras o suficiente para fazer passagens de modelos quase nuas mas livrem-se de algum "homem" com 18 anos namorar ou casar com uma dessas moças - pedófilo (e sim, isto já aconteceu). Por uma diferença de 1 ano algo tão inocente como um namoro passa a ser pedofilia por lei.

E agora a moda do tabaco. Países há que proíbem fumar em quarteirões inteiros (ao ar livre). Pessoalmente não gosto de fumo, mas lá está, há limites ...

Algum bom senso se impunha - mas isto nunca acontece numa época de "caça às bruxas" - a dita igreja católica que o diga que queimou milhentas pessoas em várias (e essas a fazerem jus ao nome).

Tudo isto porquê ? Por causa do tabaco mesmo. Elucidados que estais (ou mais ou menos) sobre o meu ponto de vista também tenho a dizer que as leis que proíbem fumar em recintos fechados e diminutos com pouca (ou nenhuma) extracção de ar pecam por tardias e pouco duras (para além de não serem impostas eficazmente).

Fui tomar o meu pequeno-almoço na cafetaria de um cliente. Ou pelo menos estava a tentar. Escolhi uma mesa longe de uma senhora que fumava que nem uma desalmada (desculpe-me o sexo feminino, mas regra geral são as que menos respeito têm pelas outras pessoas) mas infelizmente devo ser um pára-raios para o fumo; onde quer que esteja este vem quase sempre ter comigo (já comprovei isto em variadíssimos sítios). Mesmo assim a distância de 1 a 2 metros diminuía o impacto.

Dois minutos depois a desalmada sai e entram duas outras senhoras que se colocam numa mesa junto à minha e tal como Hitler a matar judeus sem contemplação pelos pobres seres humanos também estas começam a martirizar-me com o malfadado fumo. Tão incomodativo era que engoli à pressa o croissant e mudei de mesa pensando que ia acabar o meu café tranquilamente.

E chegam desta feita mais três homens um deles puxa do cigarro e cá vai disto. Resultado, bebi novamente o café à pressa e bazei. é que o fumo agrava de que maneira os meus problemas de respiração.

O que me chateia é que estamos a falar de um espaço fechado de 3 x 4metros (12 m2 mais coisa menos coisa) onde as pessoas estão ... a comer. Não estou a beber o meu vodka ou a curtir a noite (como numa discoteca ou pub por exemplo), estou a satisfazer uma necessidade - não é escolha, é sobrevivência !

Até compreendo que saiba bem beber um café e fumar um cigarro, mas bolas, criem espaços para isso ou arranjem soluções alternativas. Se calhar também sabe bem dar um grande arroto bem puxado depois de beber uma cerveja num restaurante, mas duvido que as nossas amigas fumadoras gostassem. Se calhar também sabe bem reclinar-se na cadeira e dar um grande e ruídoso peido.

Bolas há imensas coisas que não se fazem porque vivemos em sociedade e devemos respeitar os outros - será assim tão difícil o raio dos fumadores respeitarem quem não fuma num sítio de refeição ?!?!?

Ou talvez deva começar a dar o tal peido quando uma dessas desalmadas puxar do cigarro ? Será que assim elas percebem ?


No comments: