Saturday, May 12, 2007

Ganda-Lata-ica

Por volta de 1978 surgiu uma série de TV de nome Battlestar Galactica. Sci-Fi, nada de extraordinário, mas dava para passar o tempo. A história principal girava em torno de uma raça (humanos) em guerra com uma raça de cyborgs - os Cylons (quem não se lembra da famosa frase "by your command" seguido do ziguezaguear de uma luz vermelha nos "olhos" do cylon).

Nesta história havia um pequeno grupo de personagens considerados principais e ao redor do qual girava a série. Entre estes, o Conde Baltar (traidor do "Conselho dos Doze" que ajudou os Cylons), Comandante Adama (comandante da única nave de guerra sobrevivente), Apollo (piloto dos "Vipers" e filho de Adama), Starbuck (também piloto e "amigo até à morte" de Apollo, mulherengo por natureza, comic relief da série, etc etc), e Tenente Boomer (outro piloto, de natureza mais secundária). Duas outras personagens existiam para fazer o "balanço" romântico : Athena (filha de Adama) e Sheba (sempre sob o "fogo" de Starbuck mas nunca lhe dando troco). Jane Seymour também entrou nesta série para trazer alguma beleza feminina à série (quem raios quer uma série só com homens :-) ) - iria ser a "alma gêmea" de Apollo. Starbuck era portanto o "conquistador" da série - a filha do comandante andava atrás dele, ele andava atrás de Sheba e mais tarde ainda entrou uma outra mulher no pedaço. Apollo represntava ao "certinho" - em romance com a Jane Seymour (chama-lhe parvo :-))).

Nos tempos que correm, e após muitas tentativas ao longos dos anos, ressurgiu algo que usa o mesmo nome e baseia-se nesta série. Ora eu, como todos nós, compreendo que tem que haver ajustes e correções - a todos os níveis. Mas aquilo que foi feito não é uma correcção mas sim uma nova série que partilha apenas duas coisas : o nome Galáctica e o nome Cylons. Ponto e acaba por aqui ...

Nesta nova misturada trocou-se quase tudo o que era o pilar de "Galactica". Mas se isso não fosse mau só por si, não se compreende porquê. Não há a mínima razão.

Senão vejamos, todo o elenco principal "voou". Adama mantém-se como comandante e Apollo como piloto. Starbuck é agora uma mulher (porque raio ?!?!), Boomer também perdeu o "pendurico" (novamente - porque raio ?!?!), Athena desapareceu (quer dizer, trocaram os homens por mulheres e as personagens femininas retiraram - não se compreende - se elas já lá estavam e tinham um papel, porquê retirá-las e mudar o sexo dos outros ?!?), a personagem da Jane Seymour também foi eiliminada (outra papel feminino retirado), os Cylons foram tranformados em "criações humanas" (?!?!? para quê ) e têm robots que são iguais aos humanos onde sobressai uma charmosa loira (acho que já vi isto no Terminator 3 ...). O Conde Baltar deixou de ser conde e aparentemente foi suavizado o seu papel de traidor (passou a ser mais vítima que anteriormente) : agora é um doutor qualquer que vê um desses cylons human-like, mas é o único que o vê e não se percebe muito bem se ele é tótó da carola ou que raios é aquilo.

Digo eu ... dá jeito aquela palermice e então escreve-se, hoje em dia é tão fácil como isso.

Resumindo, os personagens principais não foram tornados mulheres para balancear mais a coisa no ratio homem/mulher - porque simplesmente eles eliminaram os papéis anteriores com mulheres. As história foi mudada sem se saber porquê (criados por humanos ?!?), e traidor é agora um palhaço com perturbações mentais que vê (ou não, sabe-se lá) uma cylon que mais ninguém vê .... e todos podem ser cylons ali. Bolas, aquilo até podem ser só cylons - toda a porra de toda a série. Estilo : aquilo de facto é tudo cylon e a guerra é entre cylons que sabem que são cylons e cylons que não sabem. Ou então são cães na verdade, só que imaginam ser robots ... que anteriormente eram plantas.

Para referência deixo algumas fotos dos principais personagens e um link onde podem ver estas diferenças mais pormenorizadamente.

Starbuck


Boomer



Baltar


Athena



Comparison Link

Palhaçadas ...

No comments: