Saturday, November 11, 2006

PS3 e Europa

Vários artigos foram feitos até à data sobre a nova consola da Sony : PS3. Desde quezílias acerca do preço absurdo (que levou a uma redução de 66 euros no Japão) a especulações sobre o futuro da consola face à XBox360 e finalizando em desconfortos causados pela "atitude discriminatória" da empresa nipónica ao lançar a consola na Europa em último lugar e quase meio ano depois do Japão.

Isto para não falar no atraso enorme (anos) em relação à data prevista inicial, no controlador com suposta tecnologia "roubada" no que respeita ao vibration control e ainda na mudança de estilo inicial previsto para o mesmo (forma de banana alegadamente mais ergonómica) para um inovador e magnífico controlador ... visualmente igualzinho ao da PS2 com quase meio ano (?!?!).
Por tudo isto a minha curiosidade em relação ao resultado da "guerra" Micro$oft vs S0ny é grande.

Inicialmente atribuí o favoritismo à S0ny pois tenho uma PS2 e estou bastante satisfeito com ela; e quase todos os meus amigos preferiram uma PS2 à Xbox (apesar da última ser em teoria melhor no que respeita a especificações técnicas).

No terceiro ou quarto delay de lançamento da S0ny comecei a ter dúvidas, apenas para mudar a opinião para Micro$oft. Porque estes últimos levavam 1 ano de avanço no desenvolvimento de jogos, aperfeiçoamento de tecnologia e na amortização do investimento (provávelmente criando uma bela bolsa para margem de manobra quando a S0ny (finalmente) lançasse a PS3. Isto para não falar naquele belo e magnífico ponto a favor que é já haver possibilidade de usar backups (enquanto a PS3 deve esperar mais 1 ou 2 anos até lá)

Por tudo isto e ainda porque o preço inicial da PS3 estar previsto para uns absurdos 600 euros face a quase metade da Xbox a coisa não parecia correr bem para a PS3.

Agora vejo-me na posição de reavaliação. Mas não a poderei fazer até ao Natal. Isto porque aqui estará o Dia D para a Micro$oft. Porque digo Micro$oft e não S0ny ? Vejamos :
  1. S0ny tem a mó de cima. Quem esperou até agora espera mais um pouco para tomar a decisão.
  2. S0ny baixou o preço no Japão tornando a diferença menos notável face à Xbox.
  3. No final de Novembro a PS3 é lançada nos States e o Natal é aquela bela altura de gastar papel e mimar os mais pequenos (e os mais graúdos :-))).
  4. Tudo depende de como a Micro$oft vai usar aqueles dollares acumulados. Pode baixar o preço (embora tenha já dito que não o vai fazer), pode fazer promoções fantásticas, pode ter um trunfo na manga como por exemplo ter acessórios extra (hardware) para tornar a menos "potente" Xbox em algo mais apetecível. E por aí em diante.
  5. Não nos podemos esquecer que a S0ny vai sair com poucos jogos (principal vantagem que tinha a PS2 face à Xbox), mais bugs, mais cara ... e com delays. Se a Micro$oft não fôr burra aproveita isto e bem !!!
Finalmente uma palavrita para as merdunças dos Europeus (só porque continuam a ser descriminados desta maneira e continuam a baixar as calcitas : América nunca faria isto amigos e é por isso que eles dominam o mundo). Mas estou a afastar-me do tópico : a palavrita de conforto :-))). Ora cá vai : segundo os sites de news de PS3 os major games estão também eles com atrasos no que a PS3 diz respeito; como tal não vão ser lançados antes de Fevereiro do ano que vem. O que para um Europeu quer dizer que a consola e os jogos saem à mesma altura ... mas até lá os japoneses e os americanos serviram de cobaias para eliminar bugs.

Só para terminar (porque já vai enorme o post) alguns dos jogos da PS3 não funcionam. Ou seja, acabando de comprar a PS3 e o joguito o nosso amigo consumidor senta-se com os putos para curtir o fim-de-semana apenas para descobrir que tem que fazer um upgrade de firmware. É verdade ... a consola ainda agora saíu e já temos que colocar um upgrade para jogar. Tudo original e tal e tal mas ... não funciona.

Há coisas fantásticas, não há ? :-)))

2 comments:

Anonymous said...

ishhh, 600€?

poh, deixa-me cá ficar pela ps2 :-P ainda por cima não jogo quase nada :-)

Os europeus podem ter o 'azar' de serem os últimos a terem a ps3, mas num pensamento positivo e optimista, pelo menos terão menos problemas do que os nossos amigos Japoneses e Americanos.

Gostaria era de ver a tecnologia usada no processador cell provocar uma 'revolução' no mundo informático. Baixar preços e ter melhores rendimentos era o ideal :-) Para não falar de acabar com o monopólio Intel e AMD. Mais um processador no mercado é sempre bom sinal para o consumidor.

Quanto aos jogos, fico-me mesmo pelos movies que vão aparecendo no gamespot e no youtube, porque com tecnologia blueray, jogar com 'backups' vai ter mesmo que esperar mais um ou dois aninhos.

Enfim... venha a evolução.

Buzanga said...

Ya, no final do dia : venha a revolução e esperemos pelo melhor :D

Mas um point sobre os 600 aéreos : era o preço inicial (sofreu o tal abatimento de 66 nos Japões) e era para a versão mais completa (para mim as únicas que interessam). Posso não ter deixado isso claro e nós aqui no "Buzanga" queremos ter leitores bem informados :-))))