Monday, June 29, 2009

King of Pop

Geralmente não gosto de rótulos. Também não gosto de ídolos, têm pés de barro e duram muito muito pouco. No entanto gosto de dar crédito a quem o merece ... e Michael Jackson, com todos os seus defeitos e virtudes, merece.

Enquanto miúdo interpretou temas que ainda hoje são absolutamente espectaculares - o puto tinha jeito para aquilo. Passa para a adolescência e a sua presença e músicas são fantásticas - marcam uma geração (ah, pois ... errr ... sim, a minha :-) ).

Pelo caminho perde-se um pouco com as manias e devaneios que assolam uma estrela pop, mas há que reconhecer duas coisas : primeiro, que todos nós temos o direito, podemos e devemos levar a nossa vida da maneira que NÓS achamos correcto; e segundo que o talento deste senhor ultrapassava de longe as suas pancadas.

Alguns episódios menos bons, como as taras de máscaras e aquele episódio de pendurar o "filho" pela varanda não lhe ficaram nada (mas mesmo nada) bem. Das supostas pedofilias nada digo, digamos que conheço demasiado bem o mundo em que vivo para saber que tanto pode ser verdade como uma exploração comercial ou até uma caça às bruxas feita por uma qualquer mulher sanguessuga aproveitadora - who knows ? Aí não opino nem julgo. Todos somos inocentes até provarem o contrário.

Já os supostos filhos ... errr ... desculpem mas vi-os na TV ainda ontem e nunca na vida um indivíduo de raça negra com MJ gera 2 filhos absolutamente loiros e brancos que nem cal - desculpem mas genéticamente a coisa não pega. Aqui acredito que devemos ser sinceros a nós próprios - se ele queria ter filhos independentemente de serem mesmo dele ou não é livre de o fazer (e louvável até quiça) mas a parte hipócrita da coisa ... bem ... eu não gosto de hipocrisias ...

Questões raciais ? Eu não reconheço nem dou importância a tais aspectos mas se tivesse que falar, e sem ser apreciador de homens no sentido negativo, o MJ de raça negra era um indivíduo muito bem parecido e que transparecia uma energia fantástica - já o MJ "branco" e nariz "pequeno" era ... desculpem lá ... uma aberração. Doenças ? Bem, em não conehço muitas que mudem o formato do nariz - e sou um gajo terrível que assume que se me mentem numa coisa então provávelmente estão a mentir nas outras.

Mas no final do dia como lembro eu o mais famoso dos Jacksons ? Bem, lembro-me do puto genial que ainda hoje me emociona com uma música fantástica que não me lembro o nome, e lembro-me do artista que encantou uma geração com as suas músicas e actuações.

Posso até nem gostar de rótulos nem de pseudo-títulos mas este ... "King of Pop" ... era e é merecido !!!!


2 comments:

Catarina Vieira said...

Grande tributo Buz! Só falta uma foto do puto genial que ele foi.
Confesso que sinto o mesmo, perde-se alguem que foi um dos melhores na sua arte e tempo. Que tocou tanta gente e quebrou tantas barreiras (como por exemplo o ter sido o primeiro negro na MTV). Os seus passos de dançarino e a sua energia contagiavam a juventude e graudos de então estendendo essa magia até hoje.
Mas a inocência paga-se. E quando se tem uma familia neurotica e se dá o salto muito depressa a probabilidade de terminar como ele terminou é real. Em sofrimento psicologico e talvez fisico a contar pelo numero e tipo de medicamentos que andava a tomar.

Fica bem Michael e obrigado!!!!

Buzanga said...

Pois eu tenho uma foto em mente mas ainda não a encontrei - quando a encontrar coloco :D